Loading...

Por dentro das novas diretrizes da CNH

02/out/19 Por dentro das novas diretrizes da CNH

Por dentro das novas diretrizes da CNH

Entraram em vigor, no dia 16/09, as novas exigências para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação, previstas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) na Resolução 778/19, publicada em junho. Aqui, você confere com mais detalhes o que mudou de fato após a decisão do TRF.

Número de aulas obrigatórias

Até a data citada, a categoria A e B exigiam, ao menos, 25 horas de aulas práticas. Com a estabilização da nova CNH, serão exigidas 15 horas para a categoria A, enquanto a B exige 20, apresentando uma considerável redução de treinamento prático obrigatório.

No caso das aulas noturnas, será necessária pelo menos 1 hora de aula, ao contrário das 5 horas anteriormente exigidas.

Simulador

Agora é opcional que o aluno faça uso do treinamento por simulação. Caso haja a preferência pelo simulador, o uso será limitado a 5  horas de aula. A decisão, no entanto, não é válida para todos os estados: o Rio Grande do Sul permanece com a obrigatoriedade da simulação para adquirir a CNH.

E as ACC – famosas “cinquentinhas”?

Durante 1 ano após a aprovação das medidas, o aluno poderá obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor sem comparecer às aulas, somente fazendo as provas. A frequência de horas/aula se faz obrigatória somente em caso de reprovação do candidato.
Em setembro de 2020, as aulas voltam a ser obrigatórias, porém no caráter reduzido de cinco horas/aula.

Para as provas, o candidato pode usar seu próprio veículo, desde que não possua mais de 5 anos.

O que se espera para o futuro?

Segundo o governo, a principal intenção das novas diretrizes é reduzir o custo da autoescola em, pelo menos, 15%, que seria consequência, inicialmente, da exclusão do simulador como método obrigatório. Centros de habilitação que não possuem o simulador poderiam voltar ao mercado, baixando o custo do treinamento. Essa medida foi pensada sob a justificativa da não comprovação de eficácia do simulador, mesmo em países com segurança no trânsito melhorada.

E você, preparado para as novas mudanças? Fique de olho ao se matricular em uma autoescola!