Loading...

Painel automático, farol desligado: segurança em risco

09/out/19 Painel automático, farol desligado: segurança em risco

Painel automático, farol desligado: segurança em risco

Muitos países definem os faróis ligados, a qualquer momento e dia, como obrigatoriedade por lei – e não é à toa. Conforme a tecnologia automobilística se revoluciona, a tendência das telas e painéis parcial ou totalmente digitais domina os novos modelos de carros.

Mas, os painéis que acendem automaticamente podem causar certa confusão nos motoristas. Essa tecnologia, que visa o conforto e sofisticação, pode aumentar o risco de acidentes se não usada corretamente em conjunto com os faróis do automóvel. Porém, você deve estar se perguntando: o que os faróis têm a ver, exatamente, com os painéis digitais?

Os painéis digitais estão longe de serem o problema, pois modernizaram de forma eficaz a exibição de informações nas telas. Acontece que, apesar da culpa não ser dos dispositivos tecnológicos – que podem e devem continuar se incrementando e evoluindo -, eles podem trazer a sensação de iluminação externa e faróis acesos, quando, na verdade, não estão.

Com essa falsa sensação, o motorista pilota com os faróis apagados sem perceber, e aumenta consideravelmente a chance de um acidente durante a noite ou em períodos e locais propensos a neblina, chuva e outras situações que requerem o uso dos faróis. Enquanto os painéis se acendem automaticamente, os faróis, muitas vezes, precisam que o motorista conscientemente os ative. Assim, você fica menos visível a outros automóveis, grandes ou pequenos, além da dificuldade em enxergar limites de movimentação, pedestres e ciclistas.

A questão é: como resolver?

Nos modelos mais antigos, os painéis se acendem somente ao ligar os faróis, quando o motorista precisa de iluminação interna. Em modelos com faróis automáticos, existe uma maior segurança, mas o mecanismo precisa ser ativado e, mesmo assim, pode errar: os sensores de luminosidade podem se apagar ao sair de uma garagem, um túnel, entre outros.

O ideal é que as marcas coloquem alertas no interior do veículo e, também, orientem às concessionárias para que o comprador seja conscientizado no momento da compra. O motorista, claro, deve se comprometer a saber conferir quando os faróis estão desligados e a saber como funciona o farol, em sua totalidade.

Os veículos EcoSport Titanium e EcoSport Storm, ambos disponíveis na Ford Caer, possuem acendimento automático tanto dos painéis quanto dos faróis, mas não esqueça: segurança é tudo, e saber conferir faz parte do processo. Confie na tecnologia, mas esteja sempre um passo – ou roda – à frente. 😉