Loading...

IPVA 2019: Entenda

25/jan/19 IPVA 2019: Entenda

IPVA 2019: Entenda

Guias de pagamento do Detran-RJ já estão disponíveis. Saiba como quitar todas as taxas.

O Imposto Sobre Veículo Automotivo (IPVA), é uma cobrança estadual anual feita sobre cada veículo que a pessoa tem. Sua cobrança é feita sempre em janeiro, e é obrigatória, com esse imposto sendo usado para o financiamento de diversos serviços públicos essenciais como Educação, Segurança Pública e Saúde.

Caso atrase ou não pague o IPVA 2019, o documento do carro atualizado não é recebido e, quando parado em uma “blitz”, a pessoa perde a carteira e o veículo pode ser guinchado. A retirada do veículo só pode ser feita com essa taxa quitada.

Para consultar o valor do seu IPVA, é só acessar a página do Detran RJ, que te direcionará para a página do Bradesco para emitir a guia e pagar o seu imposto:

O valor do IPVA varia de estado para estado e também de veículo para veículo.

Além disso, existem veículos que são isentos dessa taxa: táxi e moto-táxi, pessoa com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, autistas, entidades e pessoas com direito a tratamento diplomático, ônibus ou micro-ônibus utilizado no transporte urbano ou metropolitano, em fretamento contínuo ou no transporte escolar, veículos com mais de 20 anos de fabricação, máquinas utilizadas essencialmente para fins agrícolas, veículos ferroviários e máquinas de terraplanagem, empilhadeiras, guindastes e demais maquinário usado na construção civil e para monte e desmonte de cargas.

Na tabela de pagamento do IPVA, você pode consultar a data de vencimento para que não entre em dívidas:

Já o DPVAT é um seguro obrigatório que deve ser pago anualmente junto com o IPVA e os demais documentos do veículo. O pagamento deste assegura que as vítimas de acidentes possam pedir indenização, mantendo também o veículo dentro da lei. Os valores também variam de estado para estado, e você pode acessar neste link.

Ainda existe mais uma taxa: o Licenciamento 2019, exigido para carros, caminhões de carga, micro-ônibus e similares, ônibus e motos. Caso não seja quitado, pode acarretar em multas e perda de pontos na carteira.

Para gerar o boleto de pagamento, você acessa o mesmo site do Bradesco e seleciona a aba GRT:

Com todas as taxas pagas, o ano começa pra valer.

Já quitou todos os impostos do seu veículo?