Loading...

Hábitos ao dirigir que aumentam o consumo de combustível

01 / jan / 19 Hábitos ao dirigir que aumentam o consumo de combustível

Hábitos ao dirigir que aumentam o consumo de combustível

O consumo de combustível sempre é uma preocupação do motorista atento.
Existem hábitos diários que podem fazer você gastar um pouco mais, e que seu bolso irá agradecer caso você se policie. Separamos alguns a seguir:

  • Pesar o pé na arrancada

Quando exageramos na pisada, o sistema entende que o veículo necessita de potência máxima e, consequentemente, consume mais combustível nesse momento.

  • Colocar o ar-condicionado no máximo

O ar-condicionado na potência máxima também influencia no consumo de combustível. Se possível, aproveite as entradas de ar do carro para ventilar e evite utilizar o ar-condicionado nos trajetos longos. Você pode aliar a isso à procura por estacionamentos sombreados, o que diminui a necessidade da climatização forçada.

  • Dirigir com os vidros abertos

Abrir os vidros enquanto dirige nem sempre pode ser uma alternativa viável, principalmente se você estiver andando em alta velocidade. Andar com as janelas abertas pode aumentar a resistência do ar e fazer o seu carro consumir mais combustível. O ideal, em viagens longas, é manter o carro fechado, com o ar-condicionado em funcionamento moderado.

  • Carregar peso excessivo

Em uma viagem longa, qualquer peso a mais é determinante no consumo de combustível. Por isso, priorize carregar somente itens como roupas e produtos pessoais. Alimentos e bebidas são exemplos de cargas que podem ser adquiridas em qualquer mercado no próprio destino de viagem.

Prevenir é mais fácil e rápido do que solucionar. Portanto, atente-se às orientações do fabricante e às necessidades de sua família. Um carro com a manutenção em dia contribui para a economia de recursos e para a segurança de todos.