Loading...

Como reduzir o impacto ambiental do seu veículo?

05/fev/20 Como reduzir o impacto ambiental do seu veículo?

Como reduzir o impacto ambiental do seu veículo?

As pautas ambientais estão mais em alta do que nunca. Todos os dias, vemos e ouvimos sobre efeitos poluentes e como minimizar danos causados por hábitos diários – e por falar em hábitos, os automóveis estão inclusos, responsáveis por mais da metade dos gases poluentes na atmosfera.

Sabe-se também que, por conta dessas pautas, as mudanças tecnológicas mais complexas já são prioridade de muitas empresas. Carros elétricos sendo montados no mundo todo –  com a Ford internacional anunciando mais de 10 modelos totalmente elétricos ou híbridos e reciclando mais de 1 bilhão de plásticos para fabricar suas peças.

Porém, enquanto esses avanços não se concretizam, o que pode ser mudado no dia a dia do motorista para reduzir o impacto ambiental do seu veículo?

Manutenção em dia

Não só pelo meio ambiente, mas para o conjunto completo da segurança, economia e sustentabilidade. Siga, de preferência, os prazos indicados pelo Manual do Proprietário e procure revisar o seu carro com a própria montadora.

Direção suave

O hábito de dirigir de forma “agressiva” – como dar freadas e aceleradas bruscas – influencia diretamente no consumo de combustível e, portanto, na emissão dos gases por conta do aumento desse consumo. Procure dirigir de forma mais suave, também pela segurança do meio ambiente e dos componentes do veículo.

Combustível ideal

Optar pelo etanol pode ser uma boa pedida para o seu automóvel, pois é feito da cana-de-açúcar e é 30% menos poluente que a gasolina, ainda que emita gases nocivos.

Evite deixar o tanque na reserva

Quando deixamos chegar a esse nível, a evaporação do combustível e a emissão de poluentes aumenta, pois os resíduos do fundo do tanque acumulam e prejudicam os bicos injetores e o seu motor. Fique atento!

No trânsito

Ao se deparar com um congestionamento intenso, o mais indicado é desligar o seu veículo. Por isso, prepare-se bem para o seu trajeto. Alguns modelos contam com um sistema inovador de economia de combustível para esses momentos.

São várias formas de reduzir o impacto ambiental que você pode aplicar no dia a dia! Fique de olho no uso dos aparelhos elétricos com muita frequência, teste a lavagem a seco quando possível! Aproveite as dicas e leve a consciência sustentável com você!