Loading...

Como amenizar o medo de dirigir?

28/ago/19 Como amenizar o medo de dirigir?

Como amenizar o medo de dirigir?

A amaxofobia – nome dado ao medo ou fobia de dirigir – acomete uma considerável parcela da população. Aproximadamente 6% da população possui essa condição ou, ao menos, alguns dos sintomas e em geral são mulheres.

Sintomas físicos como ataques de pânico, falta de ar, náuseas e vontade intensa de controlar a situação por medo de acidentes (caso esteja no banco traseiro) são algumas das manifestações físicas, e outras condições podem aparecer, mesmo relacionadas a outros fatores, como fobia de lugares apertados e medo de usar o cinto de segurança e não conseguir se soltar, em uma emergência. Apesar de poder ter sido causada por traumas diretos, a fobia é, ainda, um medo “irracional” e foge do controle do indivíduo.

Os medicamentos não melhoram, sozinhos, a fobia de dirigir. Enquanto eles podem controlar os sintomas físicos, o ideal seria seguir uma série de recomendações além dos fármacos:

– Conversar com o instrutor da sua autoescola e, aos poucos, realizar tarefas em outro ritmo para não causar angústia;

– Consultar um profissional ortopédico para ver se há alguma dificuldade motora influenciando;

– Procurar um terapeuta ou psicólogo para ajudar no processo. Um método chamado dessensibilização sistemática intercala horas de aulas de direção com horas de sessão terapêutica, promovendo equilíbrio e atendimento diferenciado a cada pessoa.

É importante que a pessoa saiba que a fobia é tratável e poder dirigir com confiança é exercer sua autonomia e liberdade, para ir onde quiser e liberar a mente para, enfim, conquistar suas próximas metas e caminhos.