Loading...

Choveu? Saiba como proceder e fique seguro!

06/nov/19 Choveu? Saiba como proceder e fique seguro!

Choveu? Saiba como proceder e fique seguro!

Não é raro ver associações das temperaturas elevadas desta época do ano com fortes tempestades e pancadas rápidas – porém intensas – de água. Mas, você sabe proteger o seu automóvel e, principalmente, a si mesmo das chuvas de verão? É simples e não exige nenhum conhecimento complexo!

  • Antes de tudo, não insista na tempestade

Nem sempre adianta ter ciência das dicas para enfrentar a chuva, pois caso ela prejudique completamente a sua visibilidade e segurança, a ponto do limpador de para-brisas não dar conta, é sinal de que você deve parar em um local adequado e ligar o pisca-alerta.

  • Use farol baixo e se guie pelos tachões

O farol baixo em dias de chuva e neblina é obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), visto que o farol alto reflete nas gotas de água, prejudicando a visão de todos. Além disso, os tachões refletivos ajudam o motorista a visualizar a divisão das faixas durante a baixa visibilidade.

  • Distância dos veículos e ultrapassagens

O que já era ideal em dias secos, mostra-se mais importante e com um espaçamento maior em dias de chuva. A distância ideal de 10 metros, ou dois carros de distância, em relação aos outros automóveis evita colisões durante freadas bruscas e derrapagens. Quanto à ultrapassagem, pense se ela é realmente necessária. Em dias chuvosos, principalmente em vias de mão dupla, o perigo aumenta e exige paciência.

  • Aquaplanagem

Evite a qualquer custo as aquaplanagens, momento em que o carro perde o contato direto com o solo por conta de lâminas d’água e derrapa. Apesar de desesperador, deve-se tirar os pés do acelerador, não frear, não virar e não tirar as mãos do volante.

Não esqueça de evitar vias alagadas e reparar na altura da água (se bater na metade da altura da roda, dê meia volta!), dirigir com ambas as mãos no volante e usar limpadores e desembaçadores. Não há pressa que valha a segurança de todos nas vias!