Loading...

Acessibilidade: das leis às tecnologias

04/set/19 Acessibilidade: das leis às tecnologias

Acessibilidade: das leis às tecnologias

A modernização dos utilitários que usamos no dia a dia, muitas vezes, confundem a mente das pessoas por conta das novas informações. Porém, avançar na tecnologia significa melhorar o acesso a quem antes não se imaginaria consumindo aquele produto ou fazendo parte daquele setor.

Quando falamos em termos de Código de Trânsito Brasileiro (CTB), PCD e modernização, entendemos o quão importante é o papel de facilitar a rotina das pessoas com deficiência – e o quão essencial é que saibamos o papel das leis em tudo isso –   os direitos e como o veículo pode melhor se apresentar para atender necessidades especiais. Se para pessoas com movimentos sem qualquer limitação, o trânsito já se faz caótico, imagine para as pessoas com os mais variados tipos de deficiência. O preconceito e o desrespeito são só duas das “balizas” a serem enfrentadas.

Por isso, é importante estar antenado aos seus direitos, e ao que você deve exigir das leis, por exemplo:

  • Sanção gravíssima e passível de 7 pontos na carteira para quem desrespeitar as vagas reservadas aos deficientes;
  • Desconto de até 30% na compra do carro, pela Lei 10.690/03, sendo este desconto aplicado na isenção dos impostos IPI, ICMS e IPVA;
  • Obrigatório haver automóvel adaptado aos portadores de deficiência em autoescolas e CFCs, podendo o portador exigi-lo .

É importante ressaltar que, para a aplicação de descontos, o automóvel precisa cumprir certos requisitos: ter sido fabricado apenas no Brasil, ser movido por meio de combustível renovável (como etanol), possuir motor de 2 mil cilindradas, no máximo, e ter 4 portas contando com a do bagageiro. Além disso, deve-se ter o indicador de PCD (pode ser um adesivo) para que você retenha o direito da vaga especial.

Além desses direitos, é exigido ao PCD que se submeta, durante o processo da CNH, a realizar o exame de laudo médico e a participar de todas as aulas – enquanto um profissional médico avalia o laudo apresentado. O mesmo procedimento vale para obter os descontos.

Tão importante quanto a teoria e a flexibilização das leis, é acompanhar as novas tecnologias que vêm por aí, incluindo rebaixamentos específicos, alertas importantes no interior do carro e controles de estabilidade cada vez mais modernos.

E na Ford Caer, você tem valores exclusivos para PCD – com veículos modernos e em condições que permitam que você, portador, conquiste cada vez mais a sua autonomia e independência, na vida e no trânsito!