Loading...

A gentileza no volante transforma o dia

04/mar/20 A gentileza no volante transforma o dia

A gentileza no volante transforma o dia

Gentileza é bom, e todo mundo gosta! Sabia que, ao mudar simples hábitos no trânsito, você pode evitar acidentes, brigas e transformar o dia de alguém? Nós mostraremos como!

Segurança do pedestre

Não pare, jamais, o seu veículo na faixa de pedestres. Para a pessoa que está atravessando, ter de desviar do seu carro ao andar possibilita que ela corra um risco maior ao usar esse importante mecanismo de organização e garantia de direitos. E lembre-se: a preferência é sempre do pedestre, seja estacionando ou parando no sinal vermelho.

Ainda sobre segurança…

Não somente com eles, mas os ciclistas e os motociclistas também possuem  certa vulnerabilidade em relação ao seu automóvel, tanto em tamanho quanto força de impacto. Mantenha sempre uma distância segura de 1,5 m de pedestres, motos e bicicletas. Além disso, caso você dirija um veículo de grande porte (como os caminhões), é seu dever zelar pela integridade dos menores, ainda que sejam carros de passeio comuns.

Use a sinalização corretamente

Acione a seta do seu carro ao mudar de faixa, fazer curvas, baliza, conversão… tudo! Além de ser gentil e evitar acidentes, a sua não prática acarreta multas e perda de pontos na carteira. Quanto à sinalização das ruas, não ultrapasse a velocidade permitida e não avance em sinais vermelhos.

Combine com antecedência

Chegar na hora é tudo! Saia mais cedo de casa, combine um bom horário e se planeje. E mais do que isso, combinar quem será o amigo da rodada ao dirigir pode salvar vidas. Não dirija bêbado e interceda ao ver alguém prestes a dirigir embriagado.

Passagem

Facilite a passagem de algum veículo com mais pressa que você, caso você esteja parado em alguma faixa específica. Também respeite a sua vez de avançar na via, e não faça ultrapassagens perigosas e apressadas.

Mantendo a paz

Se estressou com alguém no trânsito? Independentemente de quem errou, já se perguntou se realmente vale a pena trocar farpas com a outra pessoa ou até mesmo cogitar se envolver em uma briga física? Quando você segue em paz, o ambiente permanece seguro. Se estiver preso no engarrafamento, ligue uma música. Parece difícil, mas a vida pode ser mais leve: a cada ato de gentileza e respeito às normas de segurança , você não só melhora o dia de alguém, como também se sente melhor consigo mesmo e seguro. De desgastante, já basta a rotina!

Vamos juntos fazer diferente pela integridade física e pelo bem-estar emocional um do outro, até no volante?