Loading...

A Black Friday vem aí! Você conhece a origem?

12/nov/19 A Black Friday vem aí! Você conhece a origem?

A Black Friday vem aí! Você conhece a origem?

O mundo já está ligado nas ofertas e nas pré-promoções da Black Friday. Mas, você conhece o início desse período tão famoso para o comércio mundial?

Origem do termo e incertezas

As origens do termo “Black Friday” são dúbias, e são diversas as teorias que rondam a fixação dessa expressão. Porém, uma das hipóteses mais defendidas é do termo fazer referência a uma crise na bolsa de Nova Iorque, ocasionada por dois renomados profissionais de Wall Street, Jay Gould e Jim Fisk, que quebraram o mercado após uma tentativa de lucro, que falhou no dia 24 de setembro de 1869, uma sexta-feira.

Outra história, da qual muito se comenta, remete a uma recorrência de ausências no trabalho após o feriado de Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos, alegando “doença”. Algumas revistas e tabloides deram o nome de Black Friday a esse acontecimento.

Apesar das histórias serem bem difundidas, nenhuma é totalmente confirmada.

E a origem da data comercial?

O Dia de Ação de Graças é um feriado muito comemorado nos Estados Unidos, sendo uma das datas mais citadas e mais movimentadas para a população, no qual se celebram os bons acontecimentos do ano.

O dia, historicamente celebrado na última quinta-feira de novembro, também é extremamente movimentado para o comércio. Para a sexta-feira seguinte, estipulou-se um dia comercial para manter as vendas em alta e preparar a população para as compras de Natal: a Black Friday. Com a emenda desses dois dias especiais para o vendedor e o consumidor, a data manteve sua força e fixou-se não só nos Estados Unidos, mas também em países como o México, Canadá, China (que, por não comemorar a Ação de Graças, tem o seu pico comercial no dia 11/11) e, logicamente, o Brasil!

Atualmente…

Os hábitos de consumo e venda da data só se consagraram, de fato, nos anos 2000. Hoje, a Black Friday é a data comercial mais importante do mundo, com descontos que podem chegar a 80% do valor original do produto, ótima oportunidade para quem quer adiantar os presentes de Natal ou simplesmente aproveitar os preços diferenciados.

E como a Ford Caer participará?

A concessionária Ford mais experiente do Rio de Janeiro não poderia ficar de fora, né? 😉 Se você já está acompanhando nossas redes sociais, sabe que as nossas sextas de novembro estão com descontos especiais em preparação para a data e que o nosso teaser para a Black Friday está no ar para deixar tudo black. Fique de olho nas novidades que vêm por aí!